Desinsetização

Vários são os fatores que favorecem a infestação de pragas em imóveis:

- A circulação de funcionários ou visitantes.

- O funcionamento de serviços terceirizados.

- Refeitórios também podem permitir o acesso de insetos indesejáveis, através de veículos, malotes, caixas com materiais ou alimentos, em embrulhos, sacolas, etc.

- Reformas externas muito demoradas, com entrada e saída de materiais de construção, facilitam o acesso de insetos e roedores.

Uma vez dentro dos prédios, essas pragas encontram, com facilidade, acessos e condições que garantem sua permanência e dispersão pelo estabelecimento. Ambientes aquecidos são ideais para a reprodução de pragas, e mais, todos os setores do prédio apresentam um grande número de abrigos como frestas, paredes falsas, pisos duplos e conduítes. Água e comida também contribuem.

Existe ainda o fato de que quase sempre é possível apontar falhas nos programas de limpeza que desconsideram áreas tidas como críticas e que, portanto, deveriam ser limpas com maior frequência. Outra irregularidade está no fato do serviço de limpeza acontecer, na maioria das vezes, após o tratamento de determinadas áreas, removendo assim parte do produto aplicado, diminuindo a sua eficácia.

A melhor e mais eficiente maneira de se controlar as pragas urbanas é através do CPPU / Detisan (Controle Programado de Pragas Urbanas) que, para ser efetivamente executado, deve contar com a cooperação de todos que trabalham no imóvel, desde a gerência até os prestadores de serviços.

Para se planejar um controle de pragas há necessidade de que cada ponto, cada detalhe, cada área do imóvel deve ser cuidadosamente estudada e a operação de desinsetização criteriosamente planejada, antes de ser executada.

Todas as possíveis entradas de pragas devem ser bloqueadas. Várias são as ações que devem ser tomadas, tais como: ajuste de portas, vedação de frestas ao redor de janelas e entradas de ar, reparar as rachaduras nas paredes e frestas de azulejos, etc.

Reparos nos encanamentos e limpeza de calhas e esgotos são itens a serem considerados permanentes na lista de manutenção periódica dos imóveis, pois locais que apresentam vazamentos são rapidamente infestados, devido à abundância de água.

Muito cuidado é exigido com a adoção de programas de limpeza, terceirização de serviço, sistemas de recebimento e armazenamento de alimentos.

Esses programas devem sofrer fiscalização contínua para que se bloqueie a entrada de novas pragas.

A DETISAN é a Desinsetizadora no Espírito Santo treinada e certificada pela Bayer que promove através do Programa de Proteção Bayer a qualidade dos serviços de controle de pragas urbanas, através da identificação do Selo Proteção Bayer.

O Selo Proteção Bayer é a garantia de investimento contínuo na adoção de conceitos e cuidados para oferecer o que há de melhor em termos de manejo integrado de pragas urbanas e capacitação técnica dos profissionais da DETISAN.

O programa promove auxílio para a melhoria contínua dos serviços de empresas desinsetizadoras, visando garantir a segurança na aplicação de produtos e a valorização do mercado de controle de pragas urbanas.

As empresas participantes do programa foram criteriosamente escolhidas, por meio dos requisitos de qualidade Bayer CropScience, e são identificadas pelo selo PROTEÇÃO BAYER.